O vidro insulado é feito com a junção de dois vidros selados e distanciados por um perfil de alumínio. Em meio à esses vidros forma-se uma câmara, que pode conter a mistura de ar com nitrogênio, gás argônio ou outros gases, fechada e livre de umidade e vapor d'água.
Essa junção de camadas de vidro com a câmara de gases ao meio tem três funções, controle de ruído, controle de temperatura e anti embaçamento.
Como o som e o ruído necessitam de materiais condutores, fica fácil entender como funciona o vidro insulado. Os vidros e principalmente a camada de gás têm baixa condutividade térmica e acústica garantindo isolamento termo acústico.
Como não existe água para condensar no compartimento interno e o vidro não sofre altas variações de temperatura, o vidro insulado não embaça.
A utilização do vidro insulado é variada, sendo o vidro ideal para saunas e adegas por não causar o embaçamento e também para barramento acústico em locais ruidosos.
Vidro Insulado para Sauna
Em uma sauna o vidro deve ser insulado para garantir que o vidro não fique totalmente embaçado, e assim, perdendo a funcionalidade do vidro que é a sua tranparência. Com o vidro insulado você pode utilizar a sauna com visibilidade tanto de quem está dentro ver o lado externo, como o contrário.
Vidro Insulado para Quartos e Salas
Mora em algum local muito ruidoso durante a noite? Seu escritório fica próximo a alguma avenida movimentada? Com o vidro insulado você reduz o ruído, assim você pode descansar ou trabalhar com conforto sonoro.
Agora se o seu caso é viver ou trabalhar em locais muito frios, o vidro insulado também vai facilitar sua vida mantendo um ótimo isolamento térmico entre o seu ambiente e o ambiente externo.